Pigmentação
A pigmentação das aves. Cores e sua aplicação.
A plumagem é um dos elementos mais característicos das aves. As penas ampliar a superfície de voo, melhorar a aerodinâmica e manter a temperatura corporal e impermeabilidade. Além disso, mutações e os processos de adaptação a ambientes diferentes, produzidos ao longo de milhões de anos de evolução, têm proporcionado uma incrível variedade de cores da plumagem e formas. Desde os intensos vermelhos, azuis e verdes dos papagaios grandes americanos há pintassilgos amarelos, verde e vermelho ou greenfinches, aves oferecem uma ampla variedade de cores, que enriquece nossas paisagens e funções diversas. De camuflagem, reconhecimento e coesão do grupo, através da função sexual e reprodutiva.
Neste intensa actividade criativa da natureza acrescenta contribuição humana. A criação e selecção de espécies têm enriquecido e diversificar o que a evolução e selecção de espécies criaram. E no campo da Ornitologia o paradigma da intervenção humana é, sem dúvida, o canário. Poucas aves mostram uma variedade de faixas e cores como este passarinho. E de tudo, certamente um dos mais coloridos é o factor de canários vermelhos.
O canário factor vermelho foi desenvolvido a partir do cruzamento do canário com o pintassilgo da Venezuela, assim como outras espécies de aves que evoluíram naturalmente, no seu património contém genes que lhe dão sua cor vermelha característica. Mas o canário vermelho não é capaz de produzir os pigmentos que dão cor há suas penas. Para evitar a perda de cor, precisamos adicionar a alimentos de sua dieta contendo esses pigmentos, cores artificiais ou mais poderosos, para ajudar a dar força e brilho para as penas.
Corantes
Tradicionalmente o canário de pigmentação vermelha foi melhorada pela adição de alimentos para as suas dietas, cenouras, por exemplo, contendo uma elevada proporção de pigmentos. Actualmente, no entanto, muito melhores resultados são conseguidos utilizando pigmentos artificiais que aumentam a intensidade e brilho da cor.
Na criação de canário factor vermelho usa três tipos de corantes: Cantaxantina, o Carophyll vermelho e Betacaroteno. Na criação de pigmento amarelo canário que é usado para melhorar a cor é Luteína.
Cantaxantina - Cantaxantina é encontrada naturalmente em um cogumelo colorido chamado "chantarellus cibarius". A síntese química pigmento tem um vermelho muito intenso, tiroteio violeta. É solúvel em água, mas são usualmente misturados com a pasta de papel utilizada para a reprodução. A coloração é mais potente e fornece brilhantes aves vermelhas, varia de acordo com as doses utilizadas.
Carophyll - Obtido a partir de Cantaxantina e pigmentos com propriedades quase idênticos aos da presente corante. A principal diferença reside na estrutura molecular que faz com que a absorção do corante mico encapsulado é mais lenta e gradual.
Betacarotenos - Na natureza, os carotenóides são encontrados em muitas frutas e vegetais entre os quais cenoura ou de tomate. Como o betacaroteno apresenta um produto químico de laranja escuro. É solúvel em água, de modo que possa administrar os dois polpa de reprodução, o mais amplamente utilizado, como acontece com a água. O grau de pigmentação que proporciona baixa, mas em vez disso proporciona um lustro elevado para a plumagem. É por isso que para obter bons resultados, betacaroteno precisa ser misturado com Cantaxantina ou Carophyll. Além Betacaroteno é convertido em vitamina A e tem uma acção antioxidante nas células, o envelhecimento da desaceleração.
Luteína - É um pigmento amarelado da família dos carotenóides. Ele é encontrado em plantas como espinafre calêndula, ou ervilhas e algas diferentes. Também presentes na gema de ovo. Tem antioxidante e protege os olhos de acção solar. Uma das principais fontes de luteína é uma microalga chamado Muriellopsis e é amplamente utilizado na alimentação humana e animal. Aplicado a canários amarelos aumenta a intensidade da cor.
A acção dos corantes
A acção dos corantes sobre as aves e de um modo particular no canário depende de diferentes factores.
Genética. Um dos factores mais importantes que actuam sobre a acção dos pigmentos é genética. Usando os mesmos corantes em diferentes proporções canários vai obter resultados diferentes dependendo de cada gene de aves. Geralmente, quanto mais você proximidade genética entre o canário e pintassilgo da Venezuela, o pássaro terá mais capacidade para aproveitar pigmentação corantes de carga. Por outro lado, a mais remota relação, mais diluído os vermelhos e mais difícil são de recuperar. Então, não vamos esquecer as duas frentes: a selecção de canários de cor mais intensa e híbridos cruzamento com Siskin para fortalecer a cor.
Pigmento puro e marcas. O grau de concentração do corante é também importante, porque a utilização de demasiado reduzida ou desconhecido para as características, faremos uma dosagem correcta. Por um lado, temos o pigmento puro que ocorre com um baixo grau de concentração de 10% (a 10 miligramas por grama). Os outros pigmentos preparados por diferentes marcas que contêm misturas de corantes. O uso da cor pura para pureza de 10% nos garante precisão e resultados. Podemos dizer que não há engano ou papelão e cada criador pode encontrar a combinação que funciona melhor como a faixa que está aumentando. O uso de pigmentos ponto marca tem prós e contras. No lado negativo, vemos que o fabricante não costuma informar sobre a proporção dos diferentes corantes utilizados. No lado positivo, eles também tendem a tomar vitaminas e minerais que melhoram a acção do pigmento.
Dosagem: Finalmente, o resultado de pigmento pode variar dependendo do tipo e da quantidade de corante incorporado na ração. Se usarmos pigmentos puros (10%), a dosagem pode variar de 5 a 10 gramas por quilograma de massa, apesar de cada agricultor tem que acabar fazendo que conselho a experiência e os resultados. Se usarmos cores da marca, a dose é administrada pelo mesmo fabricante, mas aqui nós temos que ver o que o resultado de nossos canários.
Sobre o tipo de corante, vimos que têm características diferentes. Geralmente, é aconselhável misturar ou Carophyll, Cantaxantina, que proporcionam cor intensa, com Betacaroteno, que confere brilho. Sobre a proporção de cada corante não há acordo. A mistura de pigmento utilizamos se uma concentração de 10%, seria 7 Carantina e 3 partes de Betacaroteno.
A papa de cria com corante- Há fabricantes de papas de cria que oferecem papas já com corante vermelho. Agora, você deve saber que a proporção de pigmento neles é muito baixa. Se conseguirmos bons resultados também tem que recorrer a tintura pura. Somente pastas de corante são uma alternativa para todos aqueles que têm factor de canários vermelhos, que não querem complicar a vida e não tem um nível muito elevado de demanda. Além disso, o uso de pastas contendo pigmento amarelo reprodução desta cor, principalmente por razões comerciais (parece levar mais ovos do que realmente são), pode ser contraproducente em canários que esta cor porque pode instruções para manchar a plumagem de tons de amarelo.
Alguns conselhos.
Evitar o uso abusivo - Os corantes não são produtos inofensivos. Um dos organismos envolvidos no processo de transformação e assimilação do pigmento é o fígado. É onde ele é armazenado e transformado antes de passar para o sangue e através da pele, penas, de modo que um desvio de corantes pode danificá-la. Para evitar isso, além de doses grande medida deve dar o pássaro um protector do fígado (por ex. Calcicolina P, Chã de Boldo). Apenas para refinar ainda mais a dose, é melhor administrar o melhoramento pasta corante. Se o canário, finalmente, a genética não é boa, não fique obcecado pois não há forma nenhuma de melhoria.
Evite interacção negativa de outros produtos ou alimentos - Os criadores sabem que o carvão dificulta a absorção do corante, por isso é melhor fazer sem ela por semana está pigmentada. Também é desejável reduzir o fornecimento de vegetais, os quais têm um efeito laxativo, e também dificultam a fixação do pigmento.
Vitaminas e sementes - Para favorecer a acção dos pigmentos é desejável fornecer as sementes de aves com uma elevada percentagem de gordura. Por exemplo níger, sementes de cânhamo ou linho. Sempre, com moderação. Óleos vegetais favorecer a absorção do pigmento porque ajudam a emulsionar as gorduras e facilitar a digestão. Também é aconselhável tomar um suplemento de vitamina E, para retardar a oxidação dos pigmentos. Para impedi-los de degradante deve evitar a exposição à luz e mantê-los em um lugar fresco e seco.
Cuidar das condições ambientais - Para ser bem-sucedido na muda os canários tem que viver em boas condições: espaço suficiente, instalações impecáveis e muita tranquilidade. Também é desejável, se possível, colocá-los em um lugar escuro, porque que encurta e de muda intensifica acção de pigmentação. Em aves adultas para proporcionar-lhes o pigmento durante a muda, de um pouco antes do início desta fase. Durante a reprodução deve começar a dar aos canários lipocromo intensos e nevado desde o primeiro dia, e a mosaicos a partir dos 45 dias.
Alguns criadores, para assegurarem um bom consumo do colorante, retiram durante algumas horas as sementes, obrigando os pássaros a ingerirem todo o produto em pouco tempo, evitando com isso que este se altere.